Para editar fotos e fazer composição de imagens é importante trabalhar com camadas. Assim, você mantém uma cópia do original e pode aplicar os efeitos e ferramentas sem alterá-la. Para criar uma camada igual ao fundo use as teclas Ctrl + J ou vá a Camada > Duplicar Camada (Layer > Duplicate Layer). Para gerenciar as camadas, escolha no menu Janela > Camada (Window > Layer) ou tecle F7. Nesta janela, você pode alterar a opacidade e ordem, linkar camadas e adicionar camadas com estilos e efeitos como luz, cor, brilho e contraste. Tudo sem alterar a imagem do fundo. Para visualizar uma camada, é só deixar o “olho” à esquerda da janela ativado.
Adicionar máscara de camadas
Você pode adicionar máscaras de camadas para apagar partes de uma camada e com isso revelar o que está na camada de baixo. Dá para aplicar efeitos e deixá-los visíveis apenas em uma parte da imagem, deixar algumas partes da foto colorida e outras em preto e branco etc. O melhor é que você pode apagar e recuperar tudo o que quiser. Para isso, na janela de camadas, clique no botão Adicionar máscara de camada (Add layer mask) ou, então, vá a Camada > Máscara de Camada > Revelar todas (Layer > Layer Mask > Reveal All). O pincel na cor preta apaga a camada, já na cor branca recupera a imagem.
Alterar histórico
O Photoshop vem com uma janela que guarda as últimas ações do usuário, assim você pode desfazer ou refazer praticamente todas as mudanças. Para acessá-la basta ir em Janela > Histórico (Window > History). É possível alterar o número de ações guardadas em Editar > Preferências > Geral (Edit > Preferences > General) e mudar o número em frente a Estados de Histórico (History States). Por padrão, o programa recupera as últimas 20 alterações. Vale lembrar que quanto maior o número, mais memória será consumida.
Snapshot
Este recurso trabalha junto com o histórico. Com ele, você marca pontos de restauração. Muito útil quando você já editou uma imagem e vai passar para outro passo. Assim, marca onde está o fim da primeira edição e pode voltar a ele quando quiser, mas ao definir snapshots você perde todo o histórico entre eles. Para criar um snapshot clique no ícone parecido com uma câmera na parte inferior da janela de histórico.
Arrastar objetos
Existem diversas ferramentas para selecionar objetos no Photoshop. Desde o retângulo, elipse, laço ou polígono até o laço magnético, varinha mágica ou o pincel de seleção (presente na versão CS3). Mas já aconteceu de você tentar mover uma seleção e ela não ficar onde você quer? Ela dar um “pulo”? Para contornar isso, aperte a tecla Ctrl enquanto arrastar o objeto ou utilize as setas do teclado.
Máscara rápida
Uma forma eficiente de selecionar partes de fotos é usar a Máscara Rápida (Quick Mask). Você seleciona a opção Editar em Modo de Máscara Rápida (Edit in Quick Mask Mode) na barra de ferramentas ou pressiona a tecla Q e, então, com o pincel, marca a parte que quer selecionar. Ao voltar para Editar em Modo Padrão (Edit in Standard Mode) a área estará selecionada.
Manter proporção em objetos
Para manter a proporção de um objeto ao ampliá-lo ou reduzi-lo, criar quadrados ou círculos e linhas retas você não precisa esbanjar destreza com o mouse. É só pressionar a tecla Shift do teclado que o programa faz o trabalho duro por você.
Mudar ângulo da imagem
Existem várias maneiras de deixar aquela foto tortinha alinhada. Uma das mais simples é pegar a Ferramenta de Medida (Measure Tool) na barra de tarefas ou pressionar a tecla I e traçar uma linha no ângulo da foto. Depois vá a Imagem > Rotacionar Tela > Arbitrário (Image > Rotate Canvas > Arbitrary).
Marca d’água
Para evitar que suas fotos circulem pela Internet sem a identificação, ou para colocar o logo de sua empresa, você pode usar marcas d’água. Acesse a janela de camadas, selecione a camada com a imagem ou texto que será a marca, clique em Estilo de Camada (Layer Style) e, então, em Opções de Combinação (Blending Options). Diminua o valor da opacidade (Opacity) até a camada ficar com a transparência desejada.
Modos de visualização
Ao pressionar a tecla F você vê a imagem em tela cheia, ao pressionar novamente, a barra de menu não é exibida e quando teclada pela terceira vez, volta para o modo normal. Ao pressionar TAB, todas as janelas desaparecem, apertando novamente a tecla, elas voltam a aparecer. Se você pressionar Shift TAB, todas as janelas com exceção da barra de ferramentas desaparecem. Já ao pressionar Ctrl + Tab, você alterna entre as imagens abertas no programa.
Coma a ferramenta Carimbo, você poderá fazer retoques avançadíssimos e com perfeição. Para tanto, pressione ALT e clique em um ponto qualquer da imagem. Solte o ALT e passe o pincel. Note que a parte que foi clicada com o ALT está sendo copiada.
Para tirar a espinha dos rosto de alguém, por exemplo, basta copiar e colar um trecho de pele perfeito sobre a imperfeição.
Perspectiva
Em Editar/Transformação/Perspectiva, você poderá adicionar ótimos efeitos de perspectiva. Basta mover a grade que se forma em volta da figura quando o efeito é acionado. Use para estilizar um texto e veja a diferença.
Adicionar seleções
Segurando a tecla SHIFT, você poderá somar seleções, compondo uma máscara mais precisa.
Subtrair seleções
Por outro lado, pressionando ALT, você subtrai seleções
Retoque com “remendos”
Você também pode retocar uma imagem, copiando e colando um pedaço perfeito da imagem sobre um trecho com problemas. Para tirar as bordas deixadas quando colado o remendo, basta passar suavemente a borracha sobre as bordas do trecho colado.
Copiar elementos com o carimbo
Além de retocar, podemos usar o carimbo para duplicar elementos. Da mesma forma que operamos na dica acima, você pode, na imagem de um céu estrelado, por exemplo, copiar uma estrela de um ponto para outro do céu com total perfeição.
Converter texto em imagem
Em Camadas/converter em bitmap/texto, é possível transformar um texto em imagem. É uma opção importante, pois determinados efeitos e preenchimentos exigem que o texto esteja em forma de imagem.
Redimensionamento rápido
Tecle CTRL + T para redimensionar sua imagem de forma rápida.
Ferramenta laço magnético
Para fazer uma seleção/máscara de forma rápida, use a ferramenta Laço magnético. Ao passar o ícone próximo a extremidade de uma imagem, o laço faz automaticamente a seleção. É uma ferramenta recomendada somente para imagens mais simples.
Preenchimento rápido
Clicando ALT + DEL você preencherá, de forma rápida, seleções ou imagens inteiras.
Organizar janelas
Em janela/organizar, há várias opções para organização de janelas, válidas para quando há muitas imagens abertas ao mesmo tempo.
Imagens provenientes de Scanner
Se você tem um scanner, é possível escanear uma imagem diretamente pelo Photoshop. Basta acessar Arquivo/Importar e selecionar o modelo de seu scanner. Isso fará com que a imagem já seja lançada dentro do próprio Photoshop quando for escaneada.
Alterar o tamanho do pincel
É possível alterar o tamanho do pincel simplesmente clicando em + ou - no teclado.
Ferramenta corte demarcado
Selecione o trecho que você pretende manter na imagem e, em seguida, tecle ENTER. Tudo o que não for selecionado pela moldura, será excluído.
Corte preciso
Pressioando Shift ao usar a ferramenta corte demarcado, você obterá cortes com um quadrado perfeito.
Modo tela cheia
Para visualizar melhor sua imagem, altere o modo de exibição teclando F. Há como deixar a imagem ocupando a tela inteira.
Sombra projetada
Em Camada/Estilo de camada/sombra projetada, é possível criar ótimos efeitos de sombra, podendo alterar a distância, opacidade e seu tamanho em relação à imagem.
Copie uma cor preexistente
Com a ferramenta Conta Gotas, você pode identificar a cor que está sendo usada em qualquer imagem. Ao clicar com ela, de imediato a cor selecionada será colocada como cor de primeiro plano.
Fazer uma seleção através de cores semelhantes
Clique com a varinha mágica em uma cor específica de sua imagem e, em seguida, clique em Selecionar/Semelhante e tudo que tiver cor aproximada a que foi selecionada será adicionado à seleção.
Variar cores da imagem
Em Imagem/Ajustes/Variações, você pode alterar levemente as cores de sua imagem inserindo aos poucos mais verde, ou vermelho, ou ciano, etc. É uma ótima opção para ajustar imagens amareladas ou com cores mortas.
0 comentários:
Postar um comentário