Pare e pense um pouco, lembre-se da internet 8 anos atrás. O que mudou? O que evoluiu?
Você vai perceber que a internet se tornou muito mais do que um meio de comunicação,ela se tornou o principal meio de comunicação. Imagine o mundo hoje sem internet: as comunicações, os economia, o governo, tudo isso depende da tecnologia que cada cidadão tem o pode usar, porque a internet é livre.
Eu ouso dizer que a internet é como energia elétrica, você só percebe que ela existe quando ela não está disponível. E por isso as pessoas criaram mais formas de estar conectado, hoje em dia o grande hype é o acesso a partir de dispositivos móveis.
Celulares, Smartphones, Tablets, Video games e outros gadgets agora vem equipados para acessar a rede em praticamente qualquer lugar, mas os sites estão preparados para estes dispositivos?
Um site para dispositivos móveis(ou Mobile) não é apenas “um minisite”, esse conceito é errado. Um Website móvel deve ter o mesmo conteúdo do site para computadores ou pelo menos, oferecer todos os serviços básicos que o website normal oferece, o que diferencia um do outro é a forma que você vai apresentar esse conteúdo.
Os navegadores desses aparelhos estão cada vez melhores e as vezes renderizando as páginas perfeitamente, porem não é só o navegador que conta nessa hora.
Ao acessar a internet móvel hoje em dia, a tecnologia mais usada é o 3G, que no Brasil, é oferecido a preços caríssimos. As operadoras de telefonia no Brasil criam pacotes que restringem e limitam a navegação de usuários após certo numero de megabites, por tempo ou por tipo de acesso. Ultrapassou seu limite? Pagou.
É aí que entra o principal papel de um Site para dispositivos móveis: a preocupação com a banda que esse site vai consumir. Um site normal as vezes chega a 4MB para ser carregado, que na velocidade e planos atais do 3G é inadmissível,
E como podemos melhorar nossos trabalhos para esses dispositivos?
Existem algumas dicas que podem ajudar:
- Utilize folhas de estilo (css) para montar o tema do seu site, dessa forma você pode criar um outro visual para dispositivos móveis apenas trocando o arquivo css.
- Não utilize Flash, embora vários dispositivos suportem flash, Iphone e Ipad não. Alem disso, o uso e flash torna o carregamento da página ainda mais lento.
- Evite usar Scripts, além de aumentar o tempo de carregamento, certos dispositivos podem não exibi-los corretamente. Se for utilizar, faça de maneira que a navegação no site não seja afetada caso o script não funcione. Existem algumas soluções para esses scripts, que são frameworks preparados especialmente para acesso móvel. Um grande exemplo é o jQueryMobile
Facebook:
Flickr:
Amazon:
E agora, vai pensar em acesso móvel para os próximos trabalhos?



0 comentários:
Postar um comentário